Em agosto, o Parque Ibirapuera, um dos símbolos verdes da cidade de São Paulo, completa 70 anos de sua inauguração.
Para celebrar a data, a concessionária Urbia divulgou, recentemente, a logomarca Ibira 70 para o septuagésimo aniversário de um dos parques mais visitados em toda a América Latina.
A arte é composta por uma paleta de cores conectada à história do parque, em que o tom de verde representa sua natureza e o amarelo faz referência ao Planetário – o primeiro do Brasil aberto para visitação pública. Já o vermelho está ligado às obras de Oscar Niemeyer e o branco indica a arquitetura.
Parque Ibirapuera
“[A logomarca] é uma reverência ao passado, uma celebração do presente e um vislumbre de um futuro inspirador”, conta Samuel Lloyd, diretor Comercial da Urbia, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
Inaugurado em 1954, o Parque Ibirapuera tem 1,58 km² de extensão e é patrimônio histórico de São Paulo. Com gestão da Urbia Parques, desde o final de 2020, o atrativo tem oferecido diversas opções de entretenimento, como tour em carrinhos elétricos e sessões especiais com astrofísicos do Planetário, que também fez aniversário, há dois anos.
Inaugurado em 1957 como o primeiro do Brasil aberto ao público, o Planetário Aristóteles Orsini fez 65 anos, em 2022, onde instrumentos na área externa, como a Rosa dos Ventos, o Relógio de Sol e a Esfera Armilar, estrutura anelar usada para encontrar o posicionamento dos principais corpos celestes.
E, nesses anos todos de existência, não tem quem não tenha se imaginado em outras dimensões, ao passar pelo icônico prédio que remete a um disco voador, sob uma cúpula de 18 metros de diâmetro onde são feitas as projeções.
Um dos destaques no interior do atrativo é o StarMaster, projetor da empresa alemã Carl Zeiss que permite reproduzir com fidelidade os astros do céu noturno em qualquer período ou lugar da história: no passado, presente ou futuro.
Porém, mais do que uma atração do Ibirapuera, o planetário é também um importante ponto de divulgação científica e astronômica de São Paulo, encabeçada pela EMA, Escola Municipal de Astrofísica, que também funciona no local e é pioneira no ensino de astronomia na América Latina.
Com mais de setecentos cursos e palestras sobre Astronomia e Astrofísica organizados pela escola, desde sua inauguração em 1961, a escola foi criada para atender a demanda do público que saía estimulado pelas sessões do Planetário.
Programação do Ibira 70
O Ibira terá atrações, ao longo de todo o ano de aniversário, como shows de João Gomes e Emicida, e do cantor irlandês Niall Horan, além de feiras, exposições e atividades esportivas, em espaços emblemáticos do Ibirapuera como Oca, Auditório, Planetário e Arena de Eventos.
O Best of Blues e o C6 Fest são festivais que também estão confirmados no parque, em 2024.
Já nos meses de junho e julho, o público apreciará as festas culturais brasileiras com o Tão Ser Tão e o Arraial Estrelado, dedicadas às tradições culturais brasileiras e nossas raízes nordestinas, na área externa do Auditório Ibirapuera.
Pela segunda vez, no final do ano, o público poderá assistir O Quebra Nozes, obra tradicional de Tchaikovski, que integrará a programação do Natal do Parque Ibirapuera, também no Auditório.
Fonte: Terra