O Museu do Ipiranga, ou Museu Paulista, é o museu mais antigo da cidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital, um passeio imperdível para os apaixonados por história. Por meio de seu acervo de obras de arte, objetos históricos e arquitetura surpreendente, o museu narra fatos importantes da história do Brasil e do cotidiano nos séculos passados.
Após 9 anos fechado ao público para reforma, o Museu do Ipiranga reabriu em 2022, com novas áreas de exposição, espaços revitalizados, recursos multimídia e acessibilidade. Nós, do Melhores Destinos, fizemos uma visita ao Museu do Ipiranga para contar tudo o que você precisa saber sobre esse passeio. Vamos lá!
Museu do Ipiranga
No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro I proclamou a independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. No ano seguinte, já se discutia a construção de um monumento para marcar esse feito. Contudo, a ideia só iria começar a ser executada 60 anos depois por D. Pedro II.
O projeto, concebido por arquitetos italianos e inspirado em palácios renascentistas europeus, foi um desafio, já que o bairro do Ipiranga estava distante dos limites da cidade, em uma região sem estradas pavimentadas. Assim, as obras só começaram em 1885, sendo concluídas em 1890.
A partir dai, colecionadores começam a enviar objetos e peças de arte para serem expostos. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado foi transferido para o monumento, ampliando a exposição. Já em 1922, celebrando o centenário da independência, o museu assume um caráter ainda mais histórico ao homenagear emblemáticas figuras brasileiras (muitas delas polêmicas e que viriam a ser questionadas no futuro).
Desde 1963, a Universidade de São Paulo (USP) é a principal responsável pelo museu. Juntos, desenvolvem projetos de conservação do patrimônio histórico e cultural do país, por meio de pesquisa, ensino e extensão.
Em 2013, devido a problemas estruturais, o espaço físico foi fechado para uma reforma, que começou apenas em 2019. Após nove anos, o museu reabriu em 2022, em celebração aos 200 anos da independência.
Foram inauguradas 11 exposições permanentes com 3.700 itens, a maioria inédita. A infraestrutura foi revista para tornar o espaço mais acessível, e novos conteúdos introduzidos, trazendo diferentes perspectivas históricas.
Quem morou no Palácio do Ipiranga?
Diferente do que muitas pessoas pensam, ninguém nunca morou no Museu do Ipiranga. D. Pedro I, responsável pela Proclamação da Independência, faleceu em 1834, muito antes da inauguração do Palácio do Ipiranga. Já seu filho, D. Pedro II, encontrava-se exilado em Paris quando o monumento foi inagurado em 1890 e também não teve a oportunidade de conhecer o Palácio do Ipiranga.
Onde fica o Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga está localizado no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. São 161.300 m², que abrigam o Monumento à Independência, a Casa do Grito, belos jardins em estilo francês e espaços para a prática de atividades físicas. Que tal estender a visita ao museu e conhecer essas outras atrações?
- Endereço do Museu do Ipiranga
Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga – São Paulo/SP
O que tem no Museu do Ipiranga
Interior do Museu do Ipiranga
Atualmente, o Museu do Ipiranga conta com 12 exposições, sendo 11 permanentes e uma temporária. Ao todo, estão expostos mais de 3.700 itens, dos mais variados: esculturas, pinturas, maquetes, instalações interativas, objetos de decoração, móveis, animais empalhados, entre muitos outros. Juntos, eles ajudam a contar a história do Brasil e dar um panorama de como viviam as pessoas no passado.
O acesso ao museu é feito pelo jardim, na entrada ao lado do chafariz. Ali também se encontra a bilheteria, uma livraria e o guarda-volumes de uso gratuito. Não é permitido entrar no Museu do Ipiranga com mochilas, guarda-chuva, câmeras fotográficas, tripés, garrafas de água ou alimentos. Fotos e filmagens só são permitidas com celulares e sem o flash.
No hall de entrada estão obras de arte que homenageiam personagens históricos do Brasil, como a escultura em mármore carrara do bandeirante Fernão Dias. Mas o que chama mais atenção nesse salão é a arquitetura, com a emblemática escadaria do museu.
Uma das curiosidades sobre o Museu do Ipiranga é que ao longo da escadaria, há 17 ânforas de cristal, um tipo de globo transparente com base de bronze. Elas armazenam as águas dos principais rios do Brasil. Prestando atenção é possível ver a diferença na coloração da água conforme a região de que foram trazidas.
No segundo andar, uma das grandes atrações do museu, a pintura “Independência ou Morte”. A obra, de mais de 4 metros de altura e mais de 7 metros de largura, retrata de maneira romantizada o episódio da proclamação da independência.
Quanto tempo dura a visita no Museu do Ipiranga
O acervo do Museu do Ipiranga é bem extenso, são mais de 3700 itens distribuídos em 12 exposições. Para conhecer todos eles é necessário entre 2 e 3 horas, mas isso vai depender do quanto você vai se dedicar a cada obra. Caso queira ler todos os textos de apoio, a visita pode se estender por mais tempo.
Tirar uma tarde para conhecer o museu e depois passear pelos jardins é suficiente.
Jardins do Museu do Ipiranga
O Jardim do Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga, foi projetado no início do século XX, inspirado nos clássicos jardins franceses, como os do Palácio de Versalhes. Com canteiros revestidos por vegetação, arbustos ornamentais e fontes decoradas com esculturas, o jardim encanta os visitantes, principalmente após sua restauração.
Foi recuperada toda a área construída e o paisagismo; modernizada a iluminação, mas mantendo os postes originais; adaptada às vias de acesso para acessibilidade; reativada a grande fonte central e restaurados os ornamentos ao redor, o que tornou as águas do chafariz em frente ao museu um show à parte.
Além disso, foram incluídas duas fontes laterais, na entrada do jardim pela Rua dos Patriotas. Para quem tem crianças, é um programa imperdível. Elas podem se refrescar nas fontes próprias para uso recreativo. É gratuito, basta chegar e se divertir.
Outra atividade querida pelo público são as fotos no jardim. No entanto, ensaios fotográficos só são permitidos na área externa e com autorização, fornecida pela equipe de segurança. A assinatura do termo é feita no mesmo dia do ensaio e é gratuita.
O local é deslumbrante, bem conservado, com grama verde, arbustos bem cuidados e água da fonte cristalina. O jardim do Museu do Ipiranga certamente rende belas imagens.
Ingresso do Museu do Ipiranga
Para visitar o Museu do Ipiranga é necessário ingresso, que pode ser comprado de duas formas: pelo site oficial ou diretamente na bilheteria.
- Valor do ingresso Museu do Ipiranga
R$30,00 (valor cheio) | R$15,00 (meia-entrada)
Não pagam o ingresso crianças com menos de 6 anos, a comunidade USP (servidores, professores e alunos), servidores em atividade da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica do estado de São Paulo e seus familiares, guias turísticos credenciados e membros ativos do ICOM.
Como comprar ingresso para o Museu do Ipiranga
Para a adquirir o ingresso para o Museu do Ipiranga, acesse o site oficial e clique em ADQUIRA SEU INGRESSO, você será redirecionado ao Sympla, plataforma em que são vendidos os ingressos. Por meio dela você visualiza as datas e horários disponíveis.
Escolha o que melhor atende às suas necessidades, a quantidade e categoria do ingresso (inteira ou meia). Depois disso, é só clicar em comprar, preencher os dados do seu cartão e finalizar o pedido. Os ingressos serão enviados para o e-mail cadastrado e, na hora de acessar o museu, basta apresentá-los no celular ou impressos.
Já para quem prefere comprar o ingresso presencialmente, é necessário ir até a bilheteria, que fica ao lado das escadas que dão acesso ao jardim, A entrada é sinalizada e você encontrará com facilidade.
O museu disponibiliza algumas cotas de ingressos na bilheteria, no entanto, caso chegue ao museu e os ingressos estejam esgotados, você ainda tem a opção de explorar os jardins do museu e o restante do Parque da Independência, que tem entrada gratuita e é um espaço muito agradável.
- Horário de funcionamento do Museu do Ipiranga
Das 10h às 17h (última entrada às 16h)
O museu funciona de terça-feira a domingo
Tolerância de 15 minutos para a entrada após o horário agendado no ingresso
Entrada gratuita no Museu do Ipiranga
- Dias em que a visita ao Museu do Ipiranga é gratuita
Todas as quartas-feiras
No primeiro domingo de cada mês
Nos feriados do aniversário de São Paulo (25/1) e da Independência (7/9)
- Como visitar o Museu do Ipiranga com ingresso gratuito
A visitação ao museu é gratuita às quartas-feiras, no primeiro domingo do mês ou em feriados específicos. Contudo, para aproveitar a oportunidade, é preciso estar atento a alguns pontos.
Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria, no próprio dia da visita, sem a possibilidade de agendamento pelo site. Eles são distribuídos a cada 30 minutos, para entrada na hora cheia seguinte.
Além disso, quando os ingressos são gratuitos, as filas de espera costumam ser bastante longas. Por isso, o museu recomenda o uso de itens de proteção solar (protetores, chapéus, guarda-sóis, etc.) para o conforto dos visitantes.
Como chegar ao Museu do Ipiranga
O bairro do Ipiranga possui uma boa infraestrutura de transporte e fácil acesso a diversos pontos da cidade de São Paulo. O Museu Paulista está a menos de 8 km da Estação da Luz e do Parque do Ibirapuera, e a cerca de 10 km da Avenida Paulista.
Como chegar ao Museu do Ipiranga de ônibus
Chegar no Museu do Ipiranga de ônibus é bem tranquilo, há diversas linhas de ônibus que passam pelo local por conta da proximidade com avenidas importantes da capital paulista, como a Av. Nazaré e a Av. Dr. Ricardo Jaffet.
- Linhas de ônibus que passam no Museu do Ipiranga
174M-10; 217; 4491-10; 476G-41; 477A-10; 478P-10; 5108-10; 874T-10
Além dessas, existem outras opções de linhas que passam pelas proximidades. Para encontrar a melhor alternativa, vale consultar o Google Maps ou o site da SPTrans. Basta clicar aqui, adicionar seu endereço e inserir o Museu do Ipiranga como destino final,
Como chegar ao Museu do Ipiranga de metrô
Para quem quer chegar ao Museu do Ipiranga de metrô, há duas estações na região, a Santos-Imigrantes e a Altos do Ipiranga, ambas da Linha 2 – Verde. Porém, para chegar até o museu ainda é necessário um deslocamento de cerca de 2 km e que é cheio de ladeiras. Por isso, recomendamos que o trajeto da estação ao museu seja feito de ônibus ou carro.
Para quem desce na estação Santos-Imigrantes, o ônibus 4706-10 sai da R. Nova Louza, 117, e desembarca na R. Paulo Bregaro, 481, muito próximo ao museu. Já para quem parte da Altos do Ipiranga, o ônibus 4113-10, com saída da Av. Dr. Gentil de Moura, 316, tem como destino a R. Paulo Bregaro, 481, a menos de 5 minutos de caminhada até o museu.
Já para quem não quer ir de ônibus até o museu, também há a opção de solicitar um carro de aplicativo. A corrida de Uber, por exemplo, deve dar entre R$15,00 e R$20,00.
- Estação de metrô mais próxima do Museu do Ipiranga
Altos do Ipiranga | Linha 2 – Verde
Santos-Imigrantes | Linha 2 – Verde
Como chegar de bicicleta
O Museu do Ipiranga conta com estruturas cicloviárias nas vias ao redor do Parque da Independência (consulte clicando aqui). O museu também dispõe de 44 vagas para bicicletas, ou seja, você pode pedalar até lá e aproveitar a visita com tranquilidade.
Como chegar de carro
Chegar ao Museu do Ipiranga de carro é uma alternativa cômoda. Como citado anteriormente, a região conta com diversas vias famosas entre os paulistanos. Caso esteja de passagem pela capital paulista e não esteja familiarizado com o trânsito na cidade, recomendamos usar aplicativos de GPS, como o Google Maps ou o Waze (para acessar, clique aqui). Outro dica para quem está turistando por São Paulo e quer maior liberdade é o serviço de aluguel de carros.
Onde estacionar no Museu do Ipiranga
O museu não dispõe de um estacionamento que atenda todos os visitantes (há algumas poucas vagas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e grupos que chegam de ônibus fretados), no entanto, ao longo da Av. Nazaré, existem opções de estacionamento, algumas bastante próximas a uma das entradas do Parque Nacional, facilitando o acesso ao Museu do Ipiranga. Os valores seguem o padrão da região, variando entre R$15,00 e R$24,00 por duas horas durante a semana, ou R$30,00 aos finais de semana.
Que tal turistar por São Paulo com a comodidade de um carro? Confira os valores de aluguel de veículos e aproveite a cidade.
O que fazer perto do Museu do Ipiranga
– Sesc Ipiranga
O Sesc é um dos espaços de convivência queridos dos paulistas. A instituição oferece atividades culturais, esporte e lazer, muitas delas, gratuitas e abertas ao público de todas as idades. A unidade do Ipiranga fica ao lado do Parque da Independência e conta com espaço para leitura, teatro, sala de ginástica, piscina, ginásio e cafeteria, um bom lugar para comer perto do Museu do Ipiranga.
Horário: terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Endereço: R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo/SP.
– Feirinha do Ipiranga
Todos os domingos e feriados acontece a Feira de Exposição do Parque da Independência, carinhosamente chamada de Ferinha do Ipiranga. Nela são vendidos objetos de artesanato. Ela é também um dos bons lugares para comer perto do Museu do Ipiranga, já que conta com uma grande diversidade de barracas de alimentação, com comida italiana, lanches naturais, pastéis e doces.
Horário: domingos e feriados, das 9h às 18h.
Endereço: R. dos Patriotas, 100 – Ipiranga – São Paulo/SP, em frente ao Museu do Ipiranga.
– Museu de Zoologia da USP
O Museu de Zoologia da USP possui um dos maiores acervos zoológicos da América Latina, com exemplares preservados de diversos animais. A entrada é gratuita e não precisa de ingresso. Para quem curte museus e está pela região do Ipiranga, é mais uma boa opção de passeio.
Horário: de terça a domingo, das 10:00 às 17:00 (acesso permitido até às 16h30)
Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo/SP
Onde se hospedar – 5 hotéis mais reservados em São Paulo
A capital paulista é uma cidade diversa e que oferece inúmeras possibilidades aos turistas. Portanto, para escolher um hotel em São Paulo é importante ter em mente quais seus planos na cidade. Assim, você consegue escolher um local próximo aos pontos de interesse e otimizar o tempo de viagem.
Confira a lista com os hotéis mais reservados em São Paulo.
Hotel | Nota no Booking | Reserva |
Ibis São Paulo Paulista | 8,3 | Reserve Aqui |
TRYP by Wyndham São Paulo Paulista Paraíso | 8,7 | Reserve Aqui |
Ibis budget São Paulo Paulista | 7,6 | Reserve Aqui |
SP Stays Be Paulista | 7,9 | Reserve Aqui |
Radisson São Paulo Paulista | 8,2 | Reserve Aqui |
Museu do Ipiranga fotos
Museu do Ipiranga – Serviço
Endereço: Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h (entrada até às 16h)
Telefone: (11) 2065-8000