O mico-leão-dourado foi o animal escolhido para representarmos Cursino, devido ao Zoológico de São Paulo pertencer ao distrito de Cursino e, ser a primeira instituição brasileira a propor e participar de diversos programas de recuperação do mico-leão-dourado, entre outras espécies brasileiras ameaçadas de extinção. O mico-leão-dourado também é o símbolo de proteção à fauna brasileira, estampando a nota de vinte reais. Não encontramos nenhum documento oficial a respeito da data de fundação do bairro então, adotamos o ano de 1822 por ser a data mais próxima da expansão industrial da região.
♦♦♦
História
O bairro surgiu da junção da grande fazenda do capitão André Cursino, no final do século XIX. Pela proximidade e facilidade com o Ipiranga, Cursino, bairro central do distrito de Cursino, foi crescendo com a vinda de operários que trabalhavam nas fábricas que nasciam na região nos anos 1820.
Zoológico de São Paulo
O Zoológico de São Paulo é o maior zoológico do Brasil, o quarto maior do mundo e é considerado o melhor da América Latina. Com 824.529 m² de mata atlântica, foi foi inaugurado em 1958 à partir de uma instrução do Governador Jânio Quadros ao Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Emílio Varoli, então presidente do Zoológico de São Paulo.
O local aloja nascentes do histórico riacho do Ypiranga, cujas águas formam um lago que acolhe exemplares de aves de várias espécies e migratórias e, ainda tem creche para filhotes rejeitados pelas mães, chocadeiras elétricas e sala de incubação para ovos de aves e répteis. Sua biblioteca com mais de quatro mil volumes é aberta ao público e suas parcerias com outras instituições estaduais, federais e estrangeiras incluem pesquisas que facilitem a preservação de espécies ameaçadas.
Fonte: Identidade São Paulo