Bairro nobre de São Paulo é, cada vez mais,
atrativo de cultura e lazer.
Bairro querido da zona sul, a Vila Mariana está nas manchetes pelos seus novos atrativos, entre bares e restaurantes. O bairro esteve na mídia recentemente por ser o local de residência da saudosa cantora Rita Lee, falecida em oito de maio, que sempre demonstrou seu carinho pelo local que cresceu e viveu parte da sua vida. A cantora foi homenageada com murais.
Sobre a Vila
Mesmo no meio da agitação, o bairro com mais de cento e trinta mil pessoas (segundo o IBGE, no senso de 2010) conserva características típicas de calmaria, como as casas que sobrevivem em meio aos prédios, as vielas com árvores floridas, a feira livre da sexta-feira, além de estar próxima a um dos principais cartões postais de São Paulo, o Parque Ibirapuera, considerado o parque mais visitado da América Latina. Além do Ibirapuera, a Vila está próxima ao Parque da Aclimação.
No quesito cultura, a Vila abriga o museu Lasar Segall, pintor lituano radicado no Brasil, cuja antiga residência e ateliê foi transformado em museu, abrigando o mais importante acervo da sua obra. Também no bairro, o Museu do Instituto Biológico abriga o Planeta Inseto, único zoológico da classe no Brasil.
No Parque Ibirapuera – além dos jardins de Burle Marx, abriga também os museus como o Afro Brasil, o Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Contemporânea da USP e o Auditório. A Vila integra também a Cinemateca Brasileira, além do teatro João Caetano.
O SESC Vila Mariana abriga esporte, arte, música e conhecimento ao alcance de todos. No próximo dia doze, tem show com a Roda de Samba da Luz, com maiores informações no site do SESC.
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Rua Domingos de Morais, bela por fora e por dentro, chama a atenção com suas misturas de estilos que lembra as igrejas da Europa.
Ainda na Domingos de Morais, em frente a estação do metrô, está o mural em homenagem à cantora Rita Lee. Na Rua Vergueiro está o segundo mural homenageando-a, em cima do Jai Club.
Excelente pra morar – avaliado pelos moradores como nobre, seguro, aconchegante e charmoso, e trabalhar, cuja renda mensal dos moradores está bem acima da média e um dos metros quadrados mais valorizados da cidade, a vila está virando reduto de novos empreendimentos, como imobiliários, bares, restaurantes e baladas.
Porque “bar é estado de espiríto”, e a Vila Mariana entende disso.
Abaixo alguma das opções certeiras da vila; alguma delas irá agradar seu paladar, seu estilo e seu bolso
Na Rua Luís Góis, tem o Legítimo Bar – onde a combinação linguiça de Bragança e cerveja deixa o ambiente leve e descontraído.
Na Rua Vergueiro, tem o Barbirô, comida mineira com cerveja e cachaça; imagine uma dose gelada de Busca Vida com costelinha e bolinho de arroz, que delícia.
Rua Joaquim Távora, a rua do fervo. Abaixo algum dos lugares pra você conhecer e ficar fiel
Fortunato Bar e Gastronomia – comidas e bebidas sofisticadas e contemporâneas. Espaço perfeito para agradar num primeiro encontro. E para comemorações também.
Genuíno Bar e Choperia – num antigo casarão com jardim na frente. Comida boa, feijoada famosa. Espaço para comemorações.
Barxaréu – Boteco de esquina, com bolinho, cerveja gelada e futebol.
Let’s Beer – Empório de cervejas com mais de duzentos rótulos diferentes, além de eventos diversos. Do ladinho, fica o Bira Café e Bar, com menu de comida japonesa, além de café.
Tem também o Bar do Urso, da famosa Cervejaria Colorado.
E pelos cantos da Vila
Veloso Bar – e sua famosa coxinha. Bar com cara de boteco, que agrada a todos.
O Antipasti Amici – com seu toque italiano.
Gibi Cultura Geek – um ponto cult na vila. Dedicado à cultura geek, cheio de tecnologia, ficção científica, quadrinhos, com acervo de gibi e frequentes eventos relacionados. Comida, bebida, cultura – tudo junto no mesmo bar.
Para os baladeiros, o Jai Club – tem agenda lotada de festas temáticas. O local foi o início da cantora Liniker.
O Sofrência é o típico risca-faca com ares gourmet.
Para os docinhos, Dona Chocólatra e Banana Rosa.
Tem também o Paróquia Bar, o Caverna Bar, o Lúdico, o Comandante Bar, com seus incríveis bolinhos.
Bar é o que não falta na vila. Com sua diversidade e versatilidade gastronômica, a Vila Mariana vem se tornando um dos points mais disputados de São Paulo, além de ser um querido bairro acolhedor.
Fonte: Portal da Vila Mariana